A BARRAGEM
O estigma de um reservatório
Tapacurá ainda povoa o imaginário popular. Mas ela sequer é a maior barragem de contenção do Estado
Do NE10
Tapacurá foi construída para evitar as constantes cheias no Recife. Começou a ser erguida pelo governador Nilo de Souza Coelho, em 1969, e só ficou pronta em 1973, já na gestão de Eraldo Gueiros Leite, dois anos antes de ganhar fama pelo primeiro boato envolvendo um suposto rompimento. Ninguém imaginava, no entanto, que 36 anos depois uma segunda onda de mentiras tomaria conta da capital pernambucana em plena era da informação.
A barragem está situada no Rio Tapacurá, que faz parte da bacia do Capibaribe, no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. É feita de concreto. Tem 35 metros de altura e 94,2 milhões de metros cúbicos de capacidade.
Nesta quinta-feira (5), quando houve o boato de que a represa teria estourado, Tapacurá estava com 131% de sua capacidade, com 124 milhões de metros cúbicos. Por isso estava vertendo, ou seja, despejando o excedente de água, o que é absolutamente normal.
Tapacurá ainda povoa o imaginário popular. Mas ela sequer é a maior barragem de contenção do Estado. Perdeu o primeiro lugar em 1978, quando foi inaugurado o reservatório de Carpina, num trecho do Rio Capibaribe localizado no município de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte do Estado. O vertedouro fica a 39,80 metros de altura e sua capacidade é de 270 milhões de metros cúbicos.
Nesta quinta, Carpina tinha apenas 74% de sua capacidade, 202 milhões de metros cúbicos. A primeira comporta foi aberta no último dia 3 e a segunda, no final da tarde do dia seguinte. Elas foram abertas pois, para exercer a função de evitar cheias na Região Metropolitana deve-se manter em 22% de sua capacidade.
A outra barragem de contenção em Pernambuco é a de Goitá, no rio de mesmo nome, no município São Lourenço da Mata. Também foi construída em 1978. O vertedouro está a 24,92 metros de altura. Suporta 52 milhões de metros cúbicos e hoje opera com 102% de sua capacidade, o que representa 53.449 milhões de metros cúbicos. Também está vertendo.
Do Portal NE10
No comments:
Post a Comment